Sua mente está no controle: para o bem ou para o mal!

inteligencia-positiva-shirzad-chamine

Os aviões que fazem voos comerciais, os carros produzidos pela Tesla, os equipamentos nas grandes fábricas… em alguns momentos, nós seres humanos entramos no piloto automático. Esse estado de funcionamento para os equipamentos e meios de transporte me parece interessante para manter um padrão nos resultados esperados, mas, para as pessoas parece-me bem complicado!

Desde os tempos mais remotos o ser humano é capaz de pensar, planejar e executar tarefas e projetos. Nossa diferença para os outros animais é a nossa capacidade de criar significado para as coisas ao nosso redor. Segundo especialistas em neurociência, todos nós temos um lado do cérebro dominado por pensamentos que controlam atitudes que nos sabotam o tempo todo, e outro lado que é dominado pelos pensamentos do sábio que controlam atitudes que nos auxiliam a vencer nossos desafios e nos fazer mais felizes.

No livro Inteligência Positiva, de Shirzad Chamine, o autor argumenta que apenas 20% das equipes e indivíduos conseguem alcançar seus objetivos e seu potencial de desenvolvimento. A causa disso é que estamos dando mais importância aos pensamentos que nos sabotam que são 10: Crítico, Insistente, Pensativo, Hiper-Realizador, Vítima, Hiper-Racional, Hipervigilante, Inquieto, Controlador e Esquivo (págs. 23-25).

Por outro lado o pensamento sábio está pautado em atitudes que acionamos poucas vezes para nos auxiliar durante a nossa jornada aqui na Terra. São cinco atitudes que podem mudar nossa maneira de ver o mundo e encarar as coisas, nossos desafios: 1) ter a mente aberta, 2) praticar mais a empatia e ter mais ternura com nós mesmos e com as outras pessoas, 3) ser inovador, pensar fora da caixa, 4) agir de acordo com seus valores e o propósito de vida, e 5) anular os pensamentos sabotadores.

Quem está pautando a sua forma de agir e pensar, o Sabotador ou o Sábio?

Pense num projeto de vida que você tem: seja abrir um negócio, fazer uma faculdade, viajar nas próximas férias, comprar um carro ou uma casa, fazer trabalho voluntário, etc. como você está se comportando diante do seu projeto? Minha sugestão é que você não deixe seu sabotador te colocar no piloto automático, você pode chegar a um resultado indesejado. Acione seu Sábio e coloque em prática as ações que podem te ajudar a realizar seus sonhos.

Cada vez que você abre espaço para um pensamento sabotador controlar sua energia, é uma parte importante da sua vida que está sendo destruída e inutilizada para seus propósitos. Mas toda vez que você age controlado por atitudes do seu Sábio, o resultado emocional é bem melhor e as evidências do seu potencial criativo começam a aparecer.

Bem, só existe uma maneira de saber se essa teoria funciona ou não, que é testar. Avalie o estágio em que está o projeto. Quais ações planejadas você já realizou? Você está no prazo? Quantas vezes você pensou em parar?

Você pode nos mandar comentários sobre o artigo, e enviar mensagens para falar com a gente sobre mentoria para superar seus sabotadores e ativar seu Sábio.

No próximo artigo vou escrever sobre o Sabotador Crítico x o Sábio Empático.

José Luiz de Souza Lima é mestre em sociologia, graduado em história, autor de contos sobre o cotidiano e colaborador #loucosprafazer.